Nesta 21ª edição, são analisados os números da saúde suplementar referentes ao terceiro trimestre de 2021. O período foi marcado por forte crescimento do número de beneficiários em ambos os segmentos – médico-hospitalar e exclusivamente odontológico – indicando uma aceleração da recuperação do setor após o auge da pandemia de Covid-19. Entre setembro de 2020 e 2021, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares cresceu 3,3% e os exclusivamente odontológicos 9,9%. O ano de 2021 também foi marcado pelo forte crescimento da despesa assistencial, impulsionada pelas altas taxas de ocupação de leitos no início do ano e pela retomada de procedimentos eletivos adiados durante a pandemia.
A sessão especial do Cenário Saúde, analisa as reclamações de beneficiários registradas no sistema NIP da ANS. O sistema NIP é uma ferramenta para recebimento de reclamações e conflitos administrada pela ANS. Os números levantados demonstram que a grande maioria das reclamações de beneficiários são resolvidas sem a necessidade de abertura de processo administrativo ou judicial. Entre 2017 e 2021, 91,7% das reclamações dos beneficiários de planos médico-hospitalares e 90,9% dos planos exclusivamente odontológicos foram resolvidas nas etapas de mediação de conflito ou de classificação.
Esperamos que a publicação deste material possa contribuir com o planejamento e a tomada de decisão dos gestores e, dessa forma, promover a melhoria contínua e o desenvolvimento das atividades das operadoras de planos de saúde.