Nesta 19ª edição, a publicação apresenta os indicadores de desempenho da saúde suplementar referentes ao 1º trimestre de 2021. Neste trimestre, ambos os segmentos do mercado de planos de saúde – médico-hospitalares e exclusivamente odontológicos – apresentaram crescimento do número de beneficiários acima do registrado nos anos anteriores. Este resultado pode indicar uma recuperação do setor após períodos de queda em decorrência da pandemia de COVID-19.
A sessão especial analisa os resultados do IDSS 2020 (ano-base 2019), que avalia anualmente o desempenho das operadoras em quatro dimensões (conjuntos de indicadores). A análise mostrou as diferenças de pontuações entre os dois segmentos, com as operadoras exclusivamente odontológicas apresentando, em média, uma pontuação no IDSS menor do que as operadoras médicas. Foram também abordadas as diferenças de resultados entre as dimensões que compõe o IDSS, e entre os portes de operadoras.
Esperamos que a publicação deste material possa contribuir com o planejamento e a tomada de decisão dos gestores, e dessa forma promover a melhoria contínua e o desenvolvimento das atividades das operadoras de planos de saúde.