O Cenário Saúde é uma iniciativa do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog que contribui com a missão destas instituições de criar e disseminar conhecimento a respeito do setor de saúde, com foco no mercado brasileiro de planos de saúde.
Esta 17ª edição apresenta os indicadores de desempenho da saúde suplementar em um cenário em que a recuperação da atividade econômica foi interrompida pela pandemia de COVID-19, causando uma retração do PIB em 2020 após dois anos de baixo crescimento e aumento do desemprego.
O número de beneficiários de planos médico-hospitalares apresentou queda no segundo trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, evidenciando os efeitos da pandemia sobre a economia brasileira. O crescimento da cobertura dos planos exclusivamente odontológicos apresentou uma desaceleração em 2020, devido à queda do número de beneficiários no 2º trimestre deste ano.
A sessão especial analisa as multas aplicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nas operadoras. Foram analisados o número de multas aplicadas, o valor destas multas, o valor médio das multas e o valor médio em multas por operadora. Nas operadoras exclusivamente odontológicas ficou evidente a desproporcionalidade das multas em relação a sua capacidade financeira.
O Sistema Abramge/Sinamge/Sinog espera que a publicação contribua com o planejamento e a tomada de decisão dos gestores, além de promover a melhoria contínua e o desenvolvimento das atividades das operadoras de planos de saúde no Brasil.