Curso da UCA dedica-se ao Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde da RN 507 com um módulo específico para operadoras exclusivamente odontológicas, inédito no mercado
O Programa de Acreditação de Operadoras é oriundo da Resolução Normativa (RN) nº 507/2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Ele foi apresentado em um dos módulos do Curso de Imersão Regulatóriada Universidade Corporativa da Saúde Suplementar (UCA), em 2023, e devido à relevância e interesse das operadoras, este ano a UCA traz, pela primeira vez, o curso exclusivo de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.
“O curso irá assegurar desenvolvimento de competências tanto individuais quanto coletivas, o que resultará em uma maior vantagem competitiva às organizações, ao mercado e a todos os stakeholders do setor de Saúde Suplementar, em particular, à sociedade”, comenta a coordenadora do curso Vilma Oshiro, que atua em operadoras de planos odontológicos e de saúde há mais de 25 anos.
VILMA OSHIRO, COORDENADORA DO CURSO
DE ACREDITAÇÃO DE OPERADORAS DE PLANOS
DE SAÚDE DA UCA
1.PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO DE OPERADORAS
É uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, que propicia uma melhor experiência para o beneficiário.
2. O CURSO
O curso de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde aborda o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde da RN 507, da ANS. Ele foi apresentado em um dos módulos do Curso de Imersão Regulatória da UCA, em 2023, e dada a relevância do tema e o interesse das Operadoras Associadas Abramge, a UCA lança este ano o seu 1º Curso de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, em sintonia com as mudanças culturais e a velocidade das transformações na saúde suplementar.
3. QUATRO DIMENSÕES DA RN
O curso apresenta os principais conceitos do Programa de Acreditação de Operadoras RN 507, suas Quatro Dimensões (Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde, Gestão em Saúde e Experiência do Beneficiário) distribuídas nos seus 21 requisitos e 169 itens de verificação, bem como propicia a troca de experiências. Além disso, o curso aborda a interface da RN 507 com a RN 518, também de 2022, sobre práticas mínimas de governança corporativa, gestão de riscos ee controles internos e um módulo para as operadoras exclusivamente odontológicas.
Para Operadoras de Planos de Saúde (OPS) serão abordados 169 itens de verificação em 21 requisitos das quatro Dimensões da RN 507. Já para as Operadoras Exclusivamente Odontológicas (OEO) serão abordados 133 itens de verificação em 18 requisitos das quatro Dimensões da RN 507.
4. IMPORTÂNCIA
A relevância do curso está em desenvolver competências e oferecer as ferramentas adequadas para a melhor gestão organizacional e em saúde, disponibilizando materiais de aprendizagem e troca de experiências aos profissionais que atuam no setor de saúde e/ou odontologia suplementar, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.
5. DIFERENCIAIS
Entre seus diferenciais estão o corpo docente multidisciplinar com profissionais altamente competentes que atuam no setor, a apresentação da interface da RN 507 com a RN 518, as práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de plano de saúde e a inclusão de um módulo para operadoras exclusivamente odontológicas, com a possibilidade de o aluno se inscrever nos módulos conforme sua área de atuação (saúde ou odontologia), inédito no mercado.
Entre os professores estão nomes com vasta experiência no setor como Gilberto Bosco Neto, consultor em implantação prática de legislação em softwares de saúde; Marcela Prescendo, médica especialista em medicina preventiva e social; Janini Rosas, cirurgiã-dentista, mestre em gestão de tecnologia e inovação em saúde (Sírio Libanês); Rodnei Yogui, sócio da Odonto Corporativa; Eduardo Vieira, especialista em gestão em saúde com ampla experiência na articulação de serviços de saúde, e Raquel Marimon, presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).
6. POR QUE FAZÊ-LO
Os profissionais atuantes ou com interesse em atuar no segmento de saúde ou odontologia suplementar devem fazer este curso, pois o Programa de Acreditação de Operadoras aborda as dimensões de gestão organizacional, de gestão da rede prestadora de serviços de saúde, da gestão em saúde e da experiência do beneficiário. Tudo de forma bem abrangente e robusta, oferecendo ao profissional uma visão sistêmica das operadoras de planos de saúde, propiciando uma indução a mudança no modelo de gestão em saúde existente a fim de melhorar a jornada do beneficiário. Além disso, o conhecimento e a disseminação de boas práticas de gestão visam manter a solvência das operadoras.