Pular para o conteúdo

Conheça a importância do cálculo atuarial

Quando pagamos o nosso plano de saúde mensalmente não paramos para pensar que o cálculo atuarial está por trás e é ele que estabelece o valor justo para as despesas

A aplicação de estimativas de prejuízos e definição dos prêmios dos seguros, baseado no princípio do mutualismo, propõe que a perda de alguns sejam cobertas pelos valores pagos antecipadamente pela coletividade entre os beneficiários de planos de saúde. Esse conceito é aplicado na saúde suplementar, em que todos pagam pelo plano de saúde, mas poucos precisarão de tratamentos mais onerosos. É o mesmo princípio do seguro de carro, o qual pagamos para contar com a segurança caso algo nos aconteça, seja um roubo ou um acidente.

Definir o valor de pagamento mensal do plano é apenas uma das muitas aplicações, conforme Raquel Marimon, presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). “Também será  o cálculo atuarial que irá determinar quanto do dinheiro deve ser guardado para arcar com os custos das coberturas de saúde para os clientes deste plano”. Já que ele é responsável por garantir o sucesso das operadoras, Raquel nos ajuda a entender melhor como ele funciona.

1. O que é cálculo atuarial?

É um tipo de cálculo em que aplica-se fórmulas específicas que se destinam a trazer respostas numéricas para problemas de negócios que envolvem riscos e garantias. É um cálculo atuarial que vai determinar o preço que se paga por um seguro, ou quanto se deve guardar todo mês para ter a garantia de uma aposentadoria no futuro.

2. Quando e por que ele foi criado?

O cálculo atuarial nasce das necessidades sociais e somente existe baseado no princípio do mutualismo (coletividade), expressão que significa a existência de um coletivo de pessoas que passa por situações de riscos semelhantes e que, juntos, tenham acesso a uma cobertura que anule ou reduza os riscos envolvidos.

3. Para  que o cálculo serve?

São os cálculos atuariais que garantem que uma empresa operadora de planos de saúde terá os recursos necessários para garantir a cobertura de tudo o que está previsto no contrato. Também são estes cálculos que visam garantir que estas empresas continuem tendo recursos de forma contínua, garantindo sua solvência ao longo do tempo, oferecendo continuidade à cobertura contratada.

4. Qual é a importância dele no setor de saúde?

No setor de saúde, conhecido em muitos países como seguro saúde, também foi necessário estabelecer um nível de supervisão e regramento, papel assumido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Brasil. O cálculo atuarial visa estabelecer o valor justo para garantir as despesas que estão cobertas pelos planos de saúde, assim como estabelecer de forma equilibrada os montantes que devem ser guardados, o que chamamos de reservas ou provisões. Também é um cálculo atuarial que vai determinar, com base nos riscos assumidos por uma operadora de planos de saúde, o montante de capital necessário para que uma empresa seja considerada solvente. Enfim, o cálculo atuarial pode determinar o sucesso e a continuidade de uma operadora.

5. Ele é relevante tanto  na saúde pública como privada? Por quê?

O cálculo atuarial é necessário em ambas as esferas, embora na prática de saúde no Brasil a atuação dos profissionais atuários esteja mais presente na saúde privada. Isso se dá pela responsabilidade fiscal e exigência da regulamentação. No setor público, o garantidor do risco é o orçamento para a saúde pública, gasta-se dentro deste orçamento e pronto, sem exigências adicionais. Já no setor privado, há uma promessa de garantia de cobertura para cada cliente de plano de saúde, assim, independente do orçamento prévio da companhia, ela assume um risco e deve ter robustez financeira para honrar esse compromisso. Por isso, também, a importância de se observar e seguir as regras contratuais entre toda a coletividade, sem exceções.

6. Como é feito o cálculo?

O atuário é o profissional especializado e que domina o cálculo atuarial. Embora as fórmulas atuariais sejam compostas em sua grande parte por operações simples, elas podem ser um tanto extensas envolvendo uma ampla gama de variáveis, o que torna este cálculo mais complexo aos olhos de um leigo. A compreensão do impacto de cada uma destas variáveis sobre os negócios que garantem riscos é uma habilidade do atuário. Os cálculos atuariais podem ser desenvolvidos em ferramentas atuariais de mercado, assim como em softwares estatísticos ou escritos pelo profissional em linguagem de programação. Serão necessárias informações sobre os riscos que serão cobertos, estatísticas, dados demográficos da população coberta e os custos de tratamento das patologias cobertas para realizar estes cálculos.

Marcações: