Nesta 20º edição, são analisados os indicadores de desempenho da saúde suplementar referentes ao primeiro semestre de 2021. A primeira metade deste ano foi marcada pela intensificação da recuperação de ambos os segmentos – médico-hospitalar e exclusivamente odontológico – após um período de queda do mercado em 2020 em decorrência da pandemia. O número de beneficiários de planos médicohospitalares cresceu 3,3% e o de planos exclusivamente odontológicos 10,1% em relação a junho de 2020, resultando no melhor desempenho dos últimos anos, impulsionado pelo avanço da vacinação contra Covid-19 e pela expectativa de retomada econômica.
A sessão especial analisa o crescimento das despesas assistenciais de planos médico-hospitalares no 1º semestre de 2021. Foi registrado um aumento de 24,2% do gasto em cobertura assistencial neste período, refletindo a elevada taxa de ocupação de leitos referentes à Covid-19 no início do ano e a retomada de uma parcela de procedimentos adiados em 2020. Os números apontam que o setor respondeu ao aumento da demanda por serviços de saúde aumentando investimentos em rede hospitalar entre março de 2020 e 2021, de modo a readequar a capacidade de oferta de serviços.
Esperamos que a publicação deste material possa contribuir com o planejamento e a tomada de decisão dos gestores, e dessa forma promover a melhoria contínua e o desenvolvimento das atividades das operadoras de planos de saúde.