Abramge

CORONOVÍRUS - ATENÇÃO E CUIDADOS

CORONOVÍRUS  
 ATENÇÃO E CUIDADOS

A Abramge desenvolveu um documento explicativo sobre o novo vírus que circula mundialmente

 

BAIXAR CARTILHA

 

ATENÇÃO

Esta auto-avaliação tem como objetivo ajudar as pessoas em um momento de vulnerabilidade e está baseada no Boletim Epidemiológico 5 - COE COVID-19 do Ministério da Saúde de 13/03/2020. É importante ressaltar que ela NÃO SUBSTITUI uma avaliação realizada por um profissional de saúde.

 

REALIZAR TESTE

Beneficiário de Plano de Saúde

Perante a pandemia de covid-19 (coronavírus), a Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde orienta as pessoas a manterem o máximo de calma neste momento e vêm informar que o exame de detecção da doença está autorizado desde sexta-feira, dia 13 de março, e deverá ser feito de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde em consonância com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Atenção: pessoas com sintomas leves não devem ir ao pronto-socorro ou pronto-atendimento. A recomendação é que devem procurar um centro de cuidado hospitalar somente aqueles que apresentarem os seguintes sintomas:



Síndrome respiratória grave (falta de ar grave)



Febre por mais de 24 horas

Exame de detecção do covid-19

Com o aumento do número de casos suspeitos, a indicação de exame passa a ser para casos graves que necessitam de internação, visto que os casos leves, conforme protocolo do Ministério da Saúde, serão tratados em ambulatórios ou até mesmo no próprio domicílio. Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus. No caso do covid-19 é indicado repouso e hidratação constante, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:



Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).



Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse

Prevenção



Devido ao crescimento no número de casos, orientamos a todos, principalmente aos idosos, que fiquem em suas residências para evitar contato com o covid-19. Lembramos que a população de risco, além dos idosos, incluem pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca ou renal, transplantados, doenças reumatológicas, problemas crônicos respiratórios, como asma e bronquite, e em tratamento de câncer.



Seguindo o protocolo do próprio Ministério da Saúde, a Abramge solicita aos beneficiários de planos de saúde que adiem cirurgias e atendimentos eletivos (aqueles não urgentes) prevenindo-se do contágio, deixando livres os leitos para pacientes em emergência clínica.



A população deve evitar também consultas em prontos-socorros ou pronto-atendimentos, locais insalubres para quem não possui doenças graves. Evite ao máximo esses locais. Prontos-socorros e pronto-atendimento são recomendados somente para quem está em situação grave de saúde.



Se você acha que está com o coronavírus, entre em contato com a operadora do plano de saúde e se informe sobre os locais de atendimento.



Caso absolutamente necessário, procure a rede credenciada com o mínimo de acompanhantes possível (consulte a rede no site da sua operadora).

Mas tenha atenção: com o aumento do número de casos suspeitos, a indicação de exame passa a ser para casos graves que necessitam de internação.

Higienização e cuidados

Todos os brasileiros devem estar atentos às orientações das autoridades sanitárias e colaborarem com o esforço de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Destaca-se que medidas simples devem ser incorporadas à rotina diária das pessoas para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença.

Entre as boas práticas estão:



Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, por pelo menos 20 segundos



Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas



Evitar contato próximo com pessoas doentes



Cobrir o nariz e a boca com a dobra do braço ao tossir ou espirrar, ou utilizar um lenço de papel e em seguida jogá-lo no lixo



Limpar e desinfetar objetos e superfícies de uso comum tocados com frequência



Manter os ambientes bem ventilados



Evitar compartilhar objetos pessoais



Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente

Prazos de atendimento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar decidiu pela suspensão de cumprimento, pelas operadoras de planos de saúde, de prazos de atendimento para a realização de procedimentos eletivos, caso a situação do coronavírus no Brasil saia da Fase de Contenção (foco em evitar a transmissão do vírus) e passe para a Fase de Mitigação, quando as ações e medidas têm o objetivo de evitar a ocorrência de casos graves e óbitos.

O principal objetivo dessa medida é a liberação de leitos hospitalares dando ao setor de saúde como um todo capacidade de utilização da infraestrutura disponível para o cuidado à saúde da população da maneira mais efetiva e eficiente possível.

 

Legislação COVID-19

Acompanhe no portal do Governo Federal, em tempo real, todos os atos normativos adotados com a intenção de diminuir os impactos do covid-19.

Portal da Legislação: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-covid-19

 

A fim de facilitar o acesso a informações sobre o coronavírus e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu portal e aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br

Os aplicativos, chamados “Coronavírus – SUS”, estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

Android



https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Apple Store



https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR